Kit Homofobia entre estudantes de Pedagogia da UFBA

Criado pelo projeto Escola Sem Homofobia da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade do Ministério da Educação – MEC, o Kit Homofobia provocou acirrados debates no cenário político nacional e culminou com a suspensão de sua distribuição nas escolas pela nossa presidente, Dilma Rousseff.

Visando analisar a recepção da proposta entre alunos do Curso de Pedagogia, o PETPED promoveu uma surveyentre os calouros do curso. Vejam a seguir os resultados.

Foram 37 alunos que responderam a pesquisa, cinco perguntas de opinião. Obtivemos os seguintes resultados:

Quanto a orientação sexual dos entrevistados, 36 dizem heterossexual e 1 não identificou sua orientação.

24 alunos disseram que a nossa orientação sexual é uma convergência de tendências inatas com as influências do meio, 9 disseram que é definitivamente inata e 4 definitivamente determinada pelo meio.

Entre os alunos de Pedagogia 2011.1, 29 possuem amigos LGBT (Lésbicas, Gays, Bissexuais e Travestis) e 8 não possuem.

Sobre as categorias: 4 possuem amigas Lésbicas; 11 possuem amigos Gays; 1 possui amigo Bissexual; 6 possuem amigos Lésbicas, Gays e Bissexuais; 1 possuem amigo(a) Lésbicas, Gays e Travestis; 4 possuem Lésbicas e Gays; 2 Gays e Bissexuais; 1 Gay e Travestis; 8 não possuem amigos (GLST).

Quanto à distribuição do Kit Homofobia em escolas públicas: 3 disseram serem a favor, mas somente para o Ensino Médio; 15 disseram sim, mas somente para Ensino Médio e para o Ensino Fundamental II; 17 responderam sim, tanto para o Ensino Médio como para o Ensino Fundamental e 2 responderam não ser a favor de abordar este tema nas escolas.

Tabulação de dados:

Texto: