O Ensino Remoto Emergencial nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental: Relato de Experiência dos Desafios de uma Docente

O Ensino Remoto Emergencial nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental:Relato de Experiência dos Desafios de uma Docente

Autora: Soraia Ribeiro dos Santos Silva

Orientadora: Marta Lícia Teles Brito de Jesus

Resumo:

Este resumo tem como objetivo relatar a experiência de acompanhar o trabalho desenvolvido por uma docente, durante o período de suspensão das aulas presenciais, no primeiro ano do Ensino Fundamental da rede municipal de Mata de São João (BA) na realização do ensino remoto emergencial. A pesquisa encontra-se em andamento e está sendo desenvolvida no contexto das ações realizadas no grupo PET Pedagogia UFBA. As observações foram realizadas semanalmente, ao longo do primeiro semestre letivo de 2021, e registradas em um diário de bordo. A fundamentação teórica da pesquisa está pautada nos estudos sobre o ensino remoto emergencial (Behar, 2020) e uso das TICs nas séries iniciais do Ensino Fundamental (Souza; Cirilo; Silva; et al., 2017). As observações realizadas centralizaram-se na comunicação desenvolvida em um aplicativo de mensagens entre a docente e seus(suas) alunos(as), intermediada pelos pais, mães ou responsáveis pelas crianças. A partir das inquietações e desafios vivenciados pela docente, foram constatadas as fragilidades do ensino remoto emergencial em um cenário de falta de suporte institucional ao(a) professor(a) e de recursos tecnológicos à comunidade escolar, resultando, dentre outras questões, na sobrecarga de trabalho docente. Assim como, a relevância, ainda mais acentuada nessa conjuntura, da avaliação docente de sua práxis pedagógica e da forma como ocorreu a mediação dos pais, mães ou responsáveis junto às crianças ao longo do processo de ensino e aprendizagem.

Palavras-chave: Docência; Ensino Remoto Emergêncial; Ensino Fundamental

Vídeo-pôster disponível em: https://youtu.be/SxhhAKfLk4Y