Em Andamento

Contações de histórias aqui acolá, para todo mundo em todo lugar

Descrição/Justificativa: 

O grupo PET Pedagogia tem o compromisso com a tradição de ouvir/narrar histórias, privilegiando os eixos gênero e educação, educação antirrascista, acessibilidade e meio ambiente. Esta ação já ocorreu em diferentes formatos (presencial ou remoto), com vários parceiros (escolas, lares de idosos, creches, centros comunitários e associações) e para públicos variados (crianças, jovens, adultos e idosos). Trata-se de práticas educativas que fortalecem a relação entre a universidade e a comunidade, bem como promove ações de letramento e de afirmação da identidade cultural.

Objetivos:

Objetivo geral: Contribuir para a formação de contadoras de história no grupo PET Pedagogia UFBA

Objetivos específicos: (1) desenvolver parcerias com instituições educativas, escolares e não-escolares; (2) incentivar o gosto pela leitura, por meio da apresentação de livros de literatura infanto-juvenil que trabalham temas relevantes para o público escolhido, a partir de temáticas que envolvem diversidade, meio ambiente, acessibilidade, relações étnico-raciais e de gênero; (3)  Ampliar o repertório cultural dos bolsistas, formando-os para gostar de literatura juvenil e infanto-juvenil, através da prática da contação de história para todas as idades. 

Metodologia: 

O grupo PET Pedagogia identificará instituições com o perfil desejado para desenvolver o projeto. Após a identificação, será feito um convite para uma reunião de apresentação da proposta. Caso a instituição demonstre interesse, elaboraremos um projeto especifico para atender as especificidades do parceiro. Para elaboração do projeto devemos estudar autores do campo da literatura e educação, conhecer obras de literatura infantojuvenil que tratem dos temas propostos nos eixos do projeto (gênero, educação etnicorracial, meio ambiente e acessibilidade), definir a periodicidade dos encontros, bem como conhecer o publico-alvo e estudar metodologias para melhor trabalhar com ele.

 

Constelações Pedagógicas

 

Descrição/Justificativa: 

Esta atividade é destinada à realização de seminários temáticos denominados Constelações Pedagógicas. Tal ação já é tradicionalmente realizada pelo Grupo PET Pedagogia, ao longo de sua existência. A escolha do tema é realizada levando em consideração a atualidade e a necessidade de aprofundamento no campo da pedagogia e licenciaturas. Serão convidados dois pesquisadores dos temas escolhidos e o evento será mediado por um/a petiano/a. Em 2021, ela ocorrerá no formato de quatro lives, a serem transmitidas no canal do youtube do grupo PET Pedagogia UFBA.

Objetivos:

Objetivo geral: contribuir para a reflexão e circulação de informações sobre temas atuais no campo da Pedagogia.

Objetivos específicos: (1) Aprender a planejar, a executar e a gerir seminários acadêmicos; (2) Promover a visibilidade do PET PEDAGOGIA na comunidade acadêmica; (3) Realizar eventuais parcerias do PET PEDAGOGIA com outros grupos PET e com o Colegiado do Curso para realização de seminários temáticos; (4) realizar atividade articulada de ensino e extensão para a comunidade acadêmica e comunidade em geral.

Metodologia: 

Os seminários são divulgados no calendário acadêmico do curso de Pedagogia e são planejados, executados e avaliados pelo grupo PET Pedagogia. As constelações pedagógicas são abertas à participação da comunidade interna e externa à UFBA, em especial, alunos da graduação e pós-graduação, diretores, coordenadores pedagógicos e estudantes da Educação Básica. Escolhido um tema, todo um trabalho de organização, divulgação, execução e avaliação da constelação, é realizado. Os temas escolhidos levam em consideração às necessidades do grupo PET Pedagogia e do currículo dos cursos de licenciatura, tendo em vista a importância de tratar temas ligados aos direitos humanos e a melhoria da escola pública.

 
,

Boa noite ;
 Meu nome é Anaci Carneiro de Sant'Ana , sou profesora e psicologa e estou fazendo uma pesquisa sobre a Pedagogia Sistemica  como tema de meu mestrado  .
 Gostaria de fazer uma entrevista com alguns particpipantes do grupo para um  melhor entendimento da mesma e contribuição na analise. Acredito que este trabalho servirá como aporte teorico para maiores discussoes sobre o tema no espaço academico.
 Certa de contar com a sua contribuição , agradeço antecipadamente.
 Anaci Carneiro de sant'Ana.
 anaci.santana@hotmail.com

Navegações em Rede: divulgação e memória do PET PEDAGOGIA na WEB

Descrição/Justificativa:

Para divulgação e visibilidade do nosso trabalho, fazemos uso dos recursos midiáticos, sobretudo via rede mundial de computadores. Assim, pretende-se continuar alimentando o site próprio e a páginas no instagram para divulgação de atividades, textos, eventos e circulação de informações de interesse da pedagogia e licenciaturas. Esta atividade também justifica-se pela necessidade de manter atualizada a memória da identidade do grupo PET Pedagogia UFBA, ao longo de sua existência.

Objetivos:

Objetivo geral: Fomentar visibilidade digital de assuntos que são de interesses dos estudantes e de profissionais da área de educação e da comunidade em geral.

Objetivos específicos: (1) Estimular o uso das tecnologias da informação entre a tutora e os bolsistas; (2) Divulgar eventos promovidos pelo PETPED, FACED e UFBA; (3) Divulgar eventos gratuitos da área da educação e afins; (4) Fazer circular matérias jornalísticas e textos científicos de importância para formação do estudante de pedagogia e de profissionais em educação; (5) registrar a memoria de todas as ações que compõem o grupo Pet Pedagogia UFBA.

Metodologia:

As atividades do site e da página do PET Pedagogia UFBA no instagram serão estabelecidas a partir dos pontos de pauta das reuniões realizadas mensalmente. Planejaremos e executaremos ações de fluxo contínuo de atualizações. Além disso, os/as petianos/as são estimulados a produzir e disseminar textos sobre a área de atuação do pedagogo e licenciaturas sobre questões de interesse dos educadores e futuros educadores e as ações do grupo PET Pedagogia. A memória das ações realizadas ao longo do ano são também registradas na WEB. Orienta esta atividade o regimento do grupo PET Pedagogia UFBA.

Instagram @petpedagogiaufba: https://www.instagram.com/petpedagogiaufba/

Ampliação do Repertorio Cultural do grupo PET

Descrição/Justificativa:

 

Incentivo à circulação de informações à respeito de atividades culturais disponíveis na cidade de Salvador e promoção e apreciação de expressões no campo da pintura, dança, teatro, música, literatura e cinema. Considera-se importante inserir os conteúdos culturais transversalmente no currículo dos/as petianos/as de modo a contribuir para uma compreensão mais global dos conhecimentos socialmente importantes para os/as educadores/as e futuro educadores/as.

 

Objetivos:

 

Objetivo Geral: gerar diversas oportunidades de inserir discussões relacionadas à educação a partir de produções artístico-culturais na rotina dos petianos e estudantes da FACED.

 

Objetivos Específicos: (1) Fomentar à frequência presencial ou virtual em cinemas, teatros, centros culturais e museus; (2) Incentivar a participação e o conhecimento de manifestações culturais, a exemplo do 2 de julho, e outras datas comemorativas que possuem um conteúdo importante para a construção de uma memória e identidade local e nacional; (3) ampliar o gosto pela leitura de um modo geral.

 

Metodologia:

 

Pesquisa, divulgação e socialização da programação cultural no WhatsApp e facebook do grupo PET Pedagogia e nas reuniões coletivas do grupo. Escolha de visitas à espaços culturais, presenciais ou virtuais, pouco conhecidos entre os estudantes, a exemplo, de museus e exposições especificas. Produção de relatos de experiências dessas vivencias para a prática do pedagogo na gestão de processos pedagógicos em ambientes escolares e não-escolares.

 

Mobiliza PET da Universidade Federal da Bahia

Descrição/Justificativa:

Transpondo barreiras disciplinares, o grupo PET Pedagogia UFBA e outros grupos PET da Universidade Federal da Bahia devem se empenhar na realização de atividades conjuntas, através da celebração de parcerias. Tal procedimento é considerado de capital importância para promoção da integração de petianos e tutores, assim como para a salutar promoção de ações de ensino, pesquisa e extensão de caráter transdisciplinar e divulgação das ações do PET na Instituição. 

Objetivos:

Objetivo geral: Participar e viabilizar ações conjuntas de ensino, pesquisa e extensão que envolvam os diversos grupos PET da UFBA.

Objetivos Específicos: (1) Desenvolver ações coletivas e produção de conhecimento entre petianos/as UFBA; (2) Despertar na universidade a importância do trabalho cooperativo entre diversos campos do conhecimento para produção de atividades de ensino, pesquisa e extensão; (3) Estimular o conhecimento e o respeito à produção dos grupos PET UFBA e as possibilidades de trabalhos conjuntos; (4) oferecer oficinas de didática e conhecimentos próprios ao campo da Pedagogia.

Metodologia:

Negociação entre os grupos PET que tenham interesse em desenvolver atividades conjuntas com o grupo PET-Pedagogia, especialmente voltadas para a formação dos grupos PET UFBA, no que diz respeito à didática, as ações afirmativas e a defesa da equidade no ensino superior e escolas publicas da Educação Básica, bem como envolvendo o cuidado à saúde mental dos petianos/as. Além disso, está prevista a participação intensa nas ações ligadas à Campanha Mobiliza PET UFBA, a partir da intensificação do dialogo permanente e esperado entre os diversos grupos, a inclusão de parcerias especificas com o NAPE (Núcleo de Apoio a Estudantes com Necessidades Especiais Educacionais) da UFBA e a construção de eventos de formação e integração entre os PET, denominados InterPet e oferta de oficinas de didática para práticas extensionistas.

,

watch free teen sex videos.

Experiências de Inspiração Etnográficas em Espaços de Ensino- Aprendizagem

 

Descrição/Justificativa:

Esta é uma atividade de pesquisa-participante a ser realizada em ambientes de aprendizagem escolares e não-escolares. A experiência dos estudantes é de inspiração etnográfica e se configura em uma atividade desafiadora fora dos muros da universidade, pois favorece aprendizagens significativas sobre o exercício profissional da Pedagogia. Diante dessa perspectiva, cada petiana/o escolhe onde irá desenvolver suas atividades e a tutora viabiliza, acompanha e avalia a realização das atividades de observação e realização de atividades educativas em parceria com escolas, institutos, ongs etc.

Objetivos:

Objetivo Geral: proporcionar experiências formativas em ambientes de atuação profissional do/a pedagogo/a para as/os petianas/os.

Objetivos específicos: (1) Aprender a realizar pesquisa participante, através do uso da etnometodologia como referencial teórico-metodológico; (2) Desenvolver aprendizagens de gestão do trabalho pedagógico em ambientes de aprendizagem diversos; (3) Fomentar a escrita de relatos de experiências autobiográficos e a sua circulação para fins de promoção de discussões entre membros dos grupos do trabalho de pesquisa participante de cada um deles, através da escrita de diários; (4) colaborar para a pratica da pesquisa como suporte da formação do pedagogo.

Metodologia:

A experiência de inspiração etnográfica em um espaço de aprendizagem é uma atividade de pesquisa-participante desenvolvida de forma sistemática por todos os/as petianos/as, já que a inserção de cada participante do grupo PET Pedagogia UFBA durante dois dias por semana, no espaço por eles/elas escolhidos para desenvolverem seus trabalhos de pesquisa e ensino, provoca a ativa participação de cada um nas rotinas pedagógicas em ambientes de aprendizagem de atuação de pedagogos/as experientes. As práticas deverão ser registradas em diários de bordo, como já vem acontecendo nos anos anteriores, e sistematizadas em forma de comunicações em eventos acadêmicos.

Práticas Integrativas e complementares em Saúde (PICS)

Descrição/Justificativa:

O cuidado com a saúde mental das/os petianas/os passou a ser uma preocupação crescente do grupo PET Pedagogia, desde o ano de 2019, após o suicídio de uma estudante do curso de Pedagogia e petiana. Diante disso, desenvolvemos um semestre piloto com as práticas integrativas e observarmos a importância da atividade tanto para o grupo PET Pedagogia como para a comunidade em geral. 

Objetivos:

Objetivo geral: realizar oficinas de práticas integrativas para a comunidade interna e externa da FACED e da UFBA.

Objetivos Específicos: (1) Discutir a importância do cuidado com a saúde mental;  (2) sensibilizar a comunidade interna e externa da FACED e da UFBA a participar de momentos de cuidado à saúde mental; (3) orientar os participantes acerca de recursos terapêuticos baseados em conhecimentos tradicionais que possam melhorar sua qualidade de vida; (4) orientar a comunidade acadêmica sobre serviço oferecidos pelo setor responsável pelas práticas integrativas no SMURB/UFBA.

Metodologia:

O grupo Pet Pedagogia UFBA, em parceria com o Ambulatório de Práticas Integrativas SMURB/UFBA coordenado pela Doutora Diana Brasil Pedra Sampaio, realiza, semanalmente, com a colaboração de facilitadores voluntários, as práticas integrativas em saúde.

Orientação Educacional e Vocacional dos Bolsistas

 

Descrição/Justificativa:

Os/as petianos/as não são diferentes dos estudantes de um modo geral, eles/as apresentam muitas dúvidas relacionadas ao planejamento de suas trajetória acadêmicas, tendo em vista suas necessidades formativas imediatas e futuras para a atuação no campo da pedagogia. Nesse sentido, aproveitamos a formação da tutora, em orientação educacional e vocacional, para organizar um espaço individual de orientação educacional para a reflexão sobre as dificuldades no planejamento da rotina de estudo e aproveitamento dos componentes curriculares, das experiências extramuros da universidade que podem colaborar com um conhecimento mais pertinente a uma atuação mais critica e bem fundamentada em ambientes escolares e não-escolares.

Objetivos:

Objetivo Geral: conhecer e participar da vida estudantil e dos planos acadêmicos e profissionais dos petianos, através da oferta do serviço de orientação educacional e vocacional.

Objetivos Específicos: (1) Conhecer como os petianos se situam na dinâmica institucional da UFBA, da FACED e do PET; (2) Desenvolver competências e aprendizagens próprias de um bom aluno de graduação; (3) Fomentar a participação em ambientes profissionais e acadêmicos que colaborem para a atuação futura dos petianos no campo da pedagogia e inserção futura na pós-graduação. 

Metodologia:

Encontros individuais (bimensais) de orientação educacional e vocacional, tendo em vista conhecer melhor os limites e as potencialidades de cada um dos petianos e, ao mesmo tempo, procurando estabelecer a prática da educação tutorial como princípio que fundamenta a relação entre a tutora e os estudantes.

Participação e Apresentação de Trabalhos Científicos

Descrição/Justificativa:

A produção de atividades de ensino, pesquisa e extensão do nosso Programa de Educação Tutorial precisa ser partilhada junto à comunidade acadêmica. As/os petianas/os precisam ser estimulados a participar de eventos acadêmicos e a apresentar trabalhos. Incluem-se nesta categoria de eventos científicos locais, regionais e nacionais, tais como, o Congresso UFBA, e também os eventos produzidos por grupos PETS: ENAPET (Encontro Nacional de Grupos PET), ENEPET (Encontro Nordestino de Grupos PET) e EBAPET (Encontro Baiano de Grupos PET), bem como, eventos da área educacional e afins.
 
Objetivos:
 
Objetivo Geral: promover a divulgação dos resultados dos trabalhos do PET Pedagogia UFBA de ensino, pesquisa e extensão em eventos científicos locais, regionais e nacionais.
 
Objetivos Específicos: (1) Desenvolver habilidades e competências dos petianos na apresentação de trabalhos em eventos científicos; (2) Promover oportunidades de aprendizagem científica e de convívio social entre petianos e demais participantes de eventos.
 
Metodologia:
 
Estímulo à leitura e discussão de textos ligados à escrita acadêmica e produção de resumos e artigos sobre as experiências desenvolvidas pelos petianos na participação em grupos de estudo e pesquisa da FACED e atividades de observação participante de inspiração etnográfica nas instituições parceiras. Estimula-se a apresentação de comunicações e produção de banners com a orientação da tutora.