A Importância da roda de leitura para o Ensino Fundamental I

Graduanda em Pedagogia pela Universidade Federal da Bahia

Bolsista do Programa de Educação Tutorial – PET – UFBA

roda-de-leitura

A realização de uma roda de leitura é uma fonte enriquecedora de aprendizagem, especialmente mais uma oportunidade de possibilidade de socialização neste nosso mundo letrado, pois, como diz Paulo Freire, “a leitura do mundo precede a leitura da palavra”. De acordo com o Parâmetro Curricular Nacional (PCN) da língua portuguesa (1997), é preciso superar algumas concepções sobre o aprendizado inicial da leitura, principalmente a ideia de que ensinar os estudantes a ler e escrever é simplesmente ensiná-los a decodificar um texto escrito e converter letras em sons. Por conta dessa concepção equivocada, observa-se nos estudantes considerados alfabetizados muitas dificuldades para compreender o que leem.

Um dos aspectos positivos de uma roda de leitura é a possibilidade de socialização entre os alunos de uma leitura compartilhada seguida de uma conversa sobre o texto lido por todos, pois cada um pode expor seus pontos de vista. Todos podem observar e o educador pode ter mais uma possibilidade de exploração das características de oralidade como a entonação da voz, as ênfases e as pausas nas leituras compartilhadas dos textos. Além da possibilidade de adequar o uso correto da língua portuguesa como: concordâncias verbais e nominais, uso do plural e do singular, identificação de figuras de linguagens e seus significados.

É oportuno também destacar a identificação coletiva dos gêneros presentes na roda de leitura. De acordo com as sugestões do  PCN da língua portuguesa (1997), os gêneros adequados para o trabalho com a linguagem oral são:  contos de fadas, de assombração,  mitos e lendas populares;  poemas, canções, histórias em quadrinho, adivinhas, trava-línguas, piadas, saudações, instruções, relatos, entrevistas, notícias, anúncios (via rádio, revista e televisão), seminários e palestras.

Numa roda de leitura, o educador não deve apenas cobrar a leitura do texto, mas possibilitar um trabalho de interpretação, reflexão, compreensão e crítica, dando vida e significado ao texto lido em grupo. É possível entender os objetivos, as motivações e os sentimentos dos autores através da observação de elementos contextuais ali inseridos.

A pedagogia da roda é uma forma de inclusão, democratização de saberes na qual tanto “se fala” como “se escuta” (FREIRE, 1998). Numa roda de leitura aprende-se a lidar com a existência de ideias diferentes, possibilitando o desenvolvimento de relações interpessoais e o convívio social.

Portanto, as rodas de leitura precisam ir muito além de um mero projeto, é necessário que as rodas de leituras tornem-se uma rotina nas escolas. Desta forma, pode-se contribuir para a formação de uma sociedade de leitores críticos.

REFERÊNCIAS

BRASIL. Ministério da Educação.  Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais língua portuguesa: Ensino de 1ª a 4ª série. Brasília, DF:MEC  1997.

FREIRE, P.A importância do ato de ler: em três artigos que se completam.23ª ed. São Paulo: Autores Associados: Cortez, 1989.

IMAGEM: //https://canaldoensino.com.br/blog/rodas-de-leitura-como-estimular-a-leit....

PIGNATARI, Carolina. Rodas de leitura:como estimular o ensino infantil? Disponível em:<https: //canaldoensino.com.br/blog/rodas-de-leitura-como-estimular-a-leitura-infantil.> Acesso em:10 dez 2016.

TOTH, Raquel. Rodas literárias incentivam o gosto pela leitura em São Bernardo. Disponível em:<http: //www.abcdoabc.com.br/sao-bernardo/noticia/rodas-literarias-incentivam-gos... Acesso em: 10 dez 2016.