Alfabetização e Letramento

Alfabetização e Letramento: O que é? morde? 

 

“Letramento é um termo traduzido do inglês (literacy) que vem sendo largamente utilizado no Brasil, em textos didáticos, em lugar da palavra “alfabetização”, que adquiriu ao longo dos anos uma conotação tecnicista e simplificadora.” 

(Questão 56, prova 9 - Pedagogo, UFRB,Concurso para Servidor Técnico-Administrativo 2011).

 

Verdadeiro ou Falso? O que você responderia?

Segundo Magda Soares, “alfabetizar é tornar o indivíduo capaz de ler e escrever.” Alfabetização é, assim, definida como sendo a aquisição do sistema de escrita. Há diferentes técnicas que podemos usar para alfabetizar. Todas estas, hoje, sustentadas por diferentes teorias em Psicologia e em Linguística.

Em seu trabalho, o professor alfabetizador utiliza-se de diferentes métodos, que aqui dividimos em três: o sintético, o analítico e o misto. O primeiro destes métodos parte da menor parte para a maior, ou seja, da letra para sílabas, das sílabas para as palavras e assim por diante. O segundo vai na direção contrária, parte do maior — textos — para o menor — sentenças, sílabas e letras. Enquanto que no misto, o professor ora segue o primeiro e ora o segundo; há uma mixagem.

Com as novas demandas sociais, apenas alfabetizar é, hoje, insuficiente; aprender a ler e escrever sem entender e sem fazer uso das práticas sociais de leitura e escrita já não é de muita valia. Por isso que, na década de 80, surgiu no Brasil o termo letramento: “estado ou condição de quem não apenas sabe ler e escrever, mas cultiva e exerce as práticas sociais que usam a escrita” (Magda Soares, 2010). Percebeu-se que, muitas vezes, uma pessoa considerada alfabetizada não incorporava a prática de leitura e de escrita. A título de informação, os países desenvolvidos, como França e Estados Unidos, essa preocupação surgiu muito antes, a população estava alfabetizada, mas não no contexto do letramento.

Assim, Alfabetização e Letramento são indissociáveis e interdependentes. A alfabetização deve acontecer no contexto do letramento, para que aprender a ler e escrever tenha sentido; ele, servindo de contexto, possibilita o aprendizado das práticas sociais de leitura e escrita. Por isso: Professor, vamos “alfabetizar letrando”!

 

Para saber mais, acessem:

        SOARES, Magda B. O que é letramento e alfabetização. Disponível em <htttp://moderna.com.br/moderna/didáticos/ef1/artigos/2004/0014.htm>, acesso em 12 mar. 2011.

        ______. Letramento e alfabetização: as muitas facetas. Disponível em <http://scielo.br/pdf/rbedu/n25/n25a01.pdf>, acesso em acesso em 09 abr. 2011.

Ano: 
2011