Realizadas

Implicações do grupo PET Pedagogia nas trajetórias dos/as calouros/as

 

Descrição/Justificativa:

Esta é uma atividade que tem um foco específico colaborar com a inserção dos estudantes de 1º semestre de Pedagogia, através da oferta de atividades conjuntas com o Colegiado de Pedagogia, NDE e Centro Acadêmico, voltadas para a discussão sobre a cultura acadêmica, com vistas à orientar os estudantes recém chegados, bem como acolher esses estudantes no curso de Pedagogia.

Objetivos:

Objetivo Geral: colaborar para o acolhimento dos estudantes do 1º semestre de Pedagogia, no sentido de apoiá-los a conhecer a dinâmica Institucional da UFBA e da Faculdade de Educação e os desafios que devem saber enfrentar para permanecer e concluir o curso de Pedagogia.

Objetivos Específicos: (1) Apresentar a dinâmica institucional; (2) Desenvolver aprendizagens através do conhecimento das reflexões do Observatório da Vida Estudantil da UFBA; (3) Realizar atividades conjuntas entre expetianos, petianos e calouros.

Metodologia:

Participar da organização e/ou da programação da semana de acolhimento dos calouros e realizar seminários e encontros de integração entre os petianos e os estudantes do 1º semestre de Pedagogia com temas de interesse dos estudantes. Experimentar a metodologia do diário de bordo com estes estudantes, no sentido de disseminar o modelo pedagógico utilizado no PET- Pedagogia, com a finalidade de produzir reflexões sobre a cultura acadêmica. Além disso, promover encontros de socialização de pesquisas entre egressos do curso de Pedagogia e calouros.