Pesquisa de acompanhamento de egressos/as do grupo PET Pedagogia UFBA

Abas primárias

Pesquisa de acompanhamento de egressos/as do grupo PET Pedagogia UFBA

 

Descrição/Justificativa:

 

É sempre um grande desafio para o grupo PET Pedagogia UFBA estabelecer parcerias que colaborem com a produção de conhecimento, devido à diversidade de interesses entre integrantes do grupo. Nesse sentido, no ano de 2020, o grupo iniciou a realização de uma pesquisa sobre egressos do grupo PET e do curso de Pedagogia UFBA. Esta pesquisa foi apresentada no evento de 10 anos do grupo PET Pedagogia, momento em que foi anunciado que no ano de 2021 o grupo iniciaria um programa permanente de acompanhamento de egressos, dando continuidade a pesquisa e mantendo atualizado o banco de dados e informações com os estudantes que participaram do grupo. Além disso, os/as petianos/as tem liberdade para se inserir em atividades de pesquisa, com professores do curso que mantém linhas de pesquisa ou grupos de estudo ligados aos programas de pós-graduação da universidade, de interesse do estudante.

 

Objetivos:

 

Objetivo Geral: contribuir para a formação de pesquisadores juniores no curso de graduação.

 

Objetivos Específicos: (1) Despertar o gosto pela produção do conhecimento; (2) Aprender a produzir e participar de um projeto de pesquisa e/ou intervenção; (3) Aprender a produzir um relatório de pesquisa e/ou de intervenção; (4) vivenciar a cultura acadêmica através da participação em grupos de pesquisa e estudo; (5) produzir conhecimento sobre os impactos do grupo PET Pedagogia UFBA na vida acadêmica e profissional dos egressos.

 

Metodologia:

 

Será organizado um banco de dados alimentado periodicamente sobre os egressos do Programa e os dados recolhidos servirão para orientar o projeto de acompanhamento de egressos, tendo em vista recolher informações importantes para o próprio grupo e gerar conhecimentos que podem vir a colaborar com uma iniciativa mais ampla de acompanhamento de egressos do curso de Pedagogia UFBA, do qual fazemos parte.

 

Status: