Desafios da atuação docente na rede municipal de Salvador em tempos de pandemia: um relato de experiência

Desafios da Atuação Docente na Rede Municipal de Salvador em Tempos de Pandemia: Um Relato de Experiência

Autora:Ticiane Beatriz do Carmo Santos

Orientadora: Marta Lícia Teles Brito de Jesus

Resumo:

Devido à adoção da quarentena como medida para conter o contágio e a transmissão da Covid-19, as escolas tiveram as aulas presenciais suspensas, desde março de 2020. Saraiva, Traversini e Lockmann (2020) salientam que a paralisação das atividades cotidianas escolares ocasionou a transposição das intervenções pedagógicas para o ambiente virtual, através do uso de ferramentas digitais. Diante disso, esta comunicação tem como objetivo analisar os desafios impostos ao trabalho docente na rede municipal de Salvador/BA, no contexto desafiador da pandemia, por meio do acompanhamento da experiência de uma professora do Ensino Fundamental I. A proposta de acompanhar uma docente durante a pandemia surgiu no âmbito das ações do grupo de licenciatura em Pedagogia do Programa de Educação Tutorial (PET). Para delinear as reflexões apresentadas, esta pesquisa ancora-se nos princípios de uma abordagem qualitativa (GIL, 2000), a partir das seguintes estratégias metodológicas: 1) realização de diálogos informais e entrevista semi-estruturada com a docente; 2) acesso aos vídeos produzidos pela docente. A partir da experiência de assistir os vídeos exibidos aos alunos nas teleaulas gravadas do projeto Nossa Rede na TV da Secretária Municipal da Educação do Salvador (SMED), bem como dialogar e entrevistar a professora sobre os desafios enfrentados durante a pandemia para desenvolver sua atividade docente, salienta-se o empenho e a criatividade para desenvolver personagens, confeccionar aventais e, entre outros, para potencializar o cenário para a contação de histórias dos vídeos por ela produzidos. Destaca-se também a preocupação e os desafios enfrentados para a docente manter a comunicação e a interação com os pais e alunos. Conclui-se que a docente se mostra engajada profissionalmente e disposta a continuar desempenhando seu papel importante no processo de ensino-aprendizagem das crianças, mostrando-se otimista e com coragem busca estratégias para desenvolver com qualidade o ensino remoto emergencial, com os recursos que dispõe.

Palavras-chave: Covid-19; Docência; Educação Básica; SMED; PET.

Vídeo-postêr disponível em: https://youtu.be/0Ag377TXpOM