A IMPORTÂNCIA DA EXPERIÊNCIA NO PET DE PEDAGOGIA UFBA NO INCENTIVO AO INGRESSO DE MULHERES NA PÓS-GRADUAÇÃO

Autoras: Barbara de Jesus Santos

Diana Bispo Ribeiro da Silva

Orientadora: Marta Lícia Teles Brito de Jesus

Resumo:

Este resumo consiste em uma análise preliminar a respeito da importância do Programa de Educação Tutorial - PET de Pedagogia da Universidade Federal da Bahia - UFBA na continuidade da formação acadêmica no campo da educação das egressas que concluíram o curso de Licenciatura em Pedagogia na UFBA. O principal objetivo deste trabalho é discutir a hipótese de que a experiência no PET Pedagogia incentiva o prosseguimento na vida acadêmica das ex-petianas. Tendo como perspectiva o público do curso de Pedagogia majoritariamente composto por mulheres, o PET Pedagogia reflete essa realidade, só para ilustrar, atualmente o grupo é composto por 2 homens e 13 mulheres. Para tanto, a metodologia utilizada consistiu na análise dos dados parciais obtidos através da análise dos questionários da pesquisa de egressos e egressas realizada, entre os anos de 2018 a 2020, pelo PET Pedagogia UFBA. Obteve-se como resultado que as egressas estão cursando especialização, mestrado ou encontram-se inseridas em Programas de Pós-Graduação stricto, na condição de alunas especiais. Além disso, a maioria atua no campo da Pedagogia. Sabe-se que a pesquisa, ensino e extensão são pilares da universidade, no entanto, dificilmente estudantes terão essa formação integral sem participar de programas e/ou grupos existentes na instituição. Acredita-se que a possibilidade de vivenciar o tripé universitário é um potencializador para formação das(os) estudantes durante a graduação. Portanto, o PET Pedagogia ao proporcionar essa experiência está contribuindo para o enriquecimento da formação de pedagogas com a possibilidade de atuar com qualidade no campo educacional e com chances reais de dar continuidade aos estudos.

Palavras-chave: Gênero; Pedagogia; PET; Congresso Virtual UFBA 2021; Vídeo-pôster; UFBA

Vídeo-pôster disponível em: https://youtu.be/JxS9UHag2s8