A INSERÇÃO DE NOVOS/AS ESTUDANTES NO PET PEDAGOGIA UFBA DURANTE A PANDEMIA DE COVID-19: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA

Autoras: Fernanda Freitas Caldas

Ticiane Beatriz do Carmo Santos

Orientadora: Marta Lícia Teles Brito de Jesus

Resumo:

Este trabalho tem como objetivo relatar as contribuições do Programa de Educação Tutorial (PET) do curso de licenciatura em Pedagogia da Universidade Federal da Bahia (UFBA), a partir da inserção de duas estudantes no grupo PET, aprovadas no processo seletivo realizado de maneira remota. As inscrições para o PET Pedagogia UFBA iniciaram-se em março presencialmente. No entanto, após a instauração da pandemia do novo coronavírus as limitações nos foram impostas, as atividades acadêmicas precisaram ser readaptadas e a seleção se deu com o apoio das plataformas digitais. O percurso foi permeado por quatro etapas: inscrição, dinâmica em grupo, análise de memorial e entrevista. A busca por experiências era a meta das estudantes, para o ano de 2020. Logo, o ingresso no PET representou uma possibilidade de reconexão com a vida acadêmica temporariamente interrompida. Para tecer reflexões sobre esta experiência, utilizamos a metodologia da pesquisa descritiva (Triviños, 1987) a fim de analisar as diferenças identificadas na visão acadêmica das estudantes antes e após ingressarem em um programa universitário. O presente estudo justifica-se pela necessidade de visibilizar as oportunidades que o referido programa oferta aos discentes, auxiliando-os na trajetória acadêmica, sobretudo com o acompanhamento de uma tutora e a importância de manter as ações previstas durante o período de distanciamento social, por meio remoto, durante a pandemia. Como resultado, o programa nos auxiliou a desenvolver habilidades e aperfeiçoar a escrita, o diálogo e a comunicação. Conclui-se que o discente que decide participar do PET tem a oportunidade de conhecer a comunidade interna e externa da UFBA e desenvolver-se como pessoa e profissional. Desse modo, o PET contribui com descobertas e aprendizagens, a partir da atuação em projetos diversos, a exemplo da Pesquisa sobre os Egressos, as Experiências com a Contação de Histórias, os Seminários Constelações Pedagógicas, entre outros.

Palavras-chave: PET, Universidade, Seleção, Covid-19.

Vídeo-postêr disponível em: https://youtu.be/k24BAwFmAtw