Jogo Cai Cai Tampinhas: como fazer passo a passo

Licenciatura em Pedagogia – UFBA

Jogo Cai Cai Tampinhas: como fazer passo a passo

A CONFECÇÃO DO KIT

O Kit Cai Cai Tampinhas é indicado para trabalhar operações simples de adição. O jogo é acessível para alunos com deficiência e no caso de alunos com deficiência visual, basta colocar tiras com as iniciais das cores em Braille na ponta de cada palito, assim o aluno poderá acompanhar todo jogo.

Foto: Elisângela Cardoso

Materiais necessários para confecção de 01 kit Cai Cai Tampinhas: 02 garrafas pets transparentes de 02 litros cada uma, tampinhas de garrafas pet (usamos 35), palitos de churrasco (usamos 15), tinta guache (usamos preta e azul), pincel largo para pintar os palitos, uma tesoura de ponta fina para cortar as garrafas  e um pirógrafo, ou objeto com ponta que possa ser aquecido (usamos uma Chave Phillips 1/4″ x 6″) para fazer os furos nas garrafas.

Material para confecção do kit Cai Cai Tampinhas

Construção do kit:

1º passo- pintando os palitos. Dos 15 palitos, pinte 05 palitos com uma única cor (preto), 05 com outra cor (azul) e os outros 05 deixe na cor natural do palito, pois cada cor será atribuída um valor numérico. Depois de pintar os palitos deixe secar.

Palitos pintados

Foto: Elisângela Cardoso

2º passo- cortar a parte de cima de uma das garrafas.

garrafa

Foto: Elisângela Cardoso

3º passo- cortar a parte de baixa da outra garrafa, pois servira de tampa para o brinquedo.

Foto: Elisângela Cardoso

4º passo- garrafas cortadas. Usar o fundo cortado de uma das garrafas e o corpo da outra garrafa.

Foto: Elisângela Cardoso

5º passo- furar a garrafa. Faça diversos furos na garrafa para enviar os palitos.

Foto: Elisângela Cardoso

6º passo- garrafa furada.

Foto: Elisângela Cardoso

7º passo-  Cai Cai Tampinhas, pronto.

REGRAS DO JOGO

TAMPAS E PALITOS

1º passo- atribuir os seguintes valores para as cores dos palitos:

palitos na cor natural: 01 ponto;

palitos na cor azul: 02 pontos;

palitos na cor preta: 03 pontos.

2º passo- colocar as tampas dentro da garrafa e tampar;

3º passo- colocar os palitos nos furos da garrafa;

4º passo: virar a garrafa de modo para que as tampas fiquem em cima dos palitos;

5º passo- decidir no par ou impar quem vai iniciar o jogo;

4º passo- tirar um palito por vez em sistema de revezamento até todas as tampas caírem;

5º passo- somar os valores dos palitos retirados por cada um dos jogadores em função dos valores por cores (vide 1º passo).

COMO CALCULAR QUEM GANHA O JOGO

Quem fez o maior número de pontos por soma de cores de palitos;

Exemplo do jogo:

• Pedro e Paulo tiram par ou impar e ganha Pedro.
  • Pedro tira um palito e passa a vez para Paulo.
  • Paulo tira um palito e passa a vez para Pedro.
  • Quando todas as tampinhas caírem, é hora de somar os valores conforme as cores.
  1. Pedro ficou com 03 palitos naturais (03 pontos), 04 azuis (08 pontos) e 04 pretos (12 pontos), totalizando 19 pontos.
  2. Paulo ficou com 02 palitos naturais (02 Pontos), 01 palito azul (02 pontos) e 01 palito preto (03 pontos), totalizando 07 pontos.
  • Ganhou Pedro, pois ficou com mais pontos somados.

*Data original da publicação: 31 de julho de 2015.