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Leitura na Educação Infantil: Incentivo de forma criativa e prazerosa

 

Depende de nós, futuros e presentes professores, transformar a leitura nas salas de aula em uma fonte de desenvolvimento social e cognitivo. Ao contrário do que muitos pensam, o gosto pela leitura surge muito cedo na infância. A criança pequena aprende a gostar de ler observando a atitude dos mais velhos frente às letras. Portanto, é fundamental que este gosto seja estimulado nesse período. Além de ser uma atividade indispensável de letramento, criar um ambiente de leitura na sala de aula fará com que as crianças levem essa prática para casa. Segundo Silva apud Castro (1992, p.57) “bons livros poderão ser presentes e grandes fontes de prazer e conhecimento. Descobrir estes sentimentos desde bebezinhos poderá ser uma excelente conquista para toda a vida”.
Segundo Eline Castro, em seu artigo “A importância da leitura infantil para o desenvolvimento da criança”, existe a fase pré-leitor (dos 15/17 meses aos 3 anos), é nessa fase que a criança começa a desenvolver gosto pelo mundo das letras. Daí ser muito importante estimularmos as nossas crianças oferecendo brinquedos, revistas, livros, pôsteres etc. Isto promove o contato da criança pequena com objetos de leitura. Entretanto, muitos professores têm receio de trabalhar com esse material por medo que as crianças danifiquem-os. Segundo Soares apud Maricato (2005, p. 18), “esta postura do professor de restringir o acesso ao livro acaba fazendo com que os alunos vejam o livro como algo chato, uma vez que não pode ser tocado”.
É preciso que haja o entrosamento com o material e o conhecimento do mesmo, tais como: virar página, conhecer as formas dos desenhos, letras e figuras. Pois é “ao folhear um livro, tocá-lo e observar suas figuras, mesmo que ainda não decodifique a língua escrita, a criança está ao seu modo praticando a leitura e, esta prática de leitura é denominada de ‘Letramento’” (Soares apud Maricato, 2005 p. 18) Nesse contexto, deve-se trabalhar na literatura estímulos, não esporádico, mas constantes, em que os pequenos leitores aprendam a falar, escutar, ler, opinar, expressar, tornando-os sujeitos críticos, formadores de opinião.
Para que esse trabalho seja realizado com sucesso, é essencial que os agentes estimuladores sejam apreciadores da prática. Quem aprecia uma boa leitura sabe a importância que tem uma história bem contada, por isso é preciso que o professor seja também um leitor. Criador de possibilidades, o professor facilitador deve trabalhar com um leque de atividades, como rodas de leitura, parlendas, trava línguas, fantoches, recontos etc.
Essa abordagem não trata de alfabetizar a criança pequena, mas propiciar o estímulo para facilitar essa fase próxima, respeitando cada fase de desenvolvimento. Que essa ideia seja compreendida dando ênfase ao gostar de ler, não apenas ao aprender a ler. Construída de forma prazerosa, estaremos possibilitando a formação de novos e futuros leitores capazes de apreciarem a leitura.

 

 

Referências:

CASTRO, Eline Fernandes de. A importância da leitura infantil para o desenvolvimento da criança. Disponível em: <http://meuartigo.brasilescola.com/educacao/a-importancia-literatura-infantil-para-desenvolvimento.htm>, acesso em 01 abr. 2011.

MARICATO, Adriana. O prazer da leitura se ensina. Revista Criança do Professor da Educação Infantil. Brasília/DF. 18 – 26, Setembro de 2005. Disponível: em <http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/eduinf/revcrian40.pdf>, acesso em 01 abr. 2011.

PAZ, Erica Rodrigues da. Leitura na educação Infantil. Disponível em: <http://unimep.br/phpg/mostraacademica/anais/4mostra/pdfs/533.pdf >, acesso em: 01 abr. 2011.

 

*Data original da publicação:  14 de maio de 2011.

 

 

Ano: 
2011