Leitura

O Amor pela Leitura

A partir de que idade devemos incentivar as crianças a criarem o amor pela leitura?
Inicialmente, como pais e familiares, devemos ler para a criança desde os seus primeiros anos de vida, pois é no decorrer de sua formação que o hábito da leitura pode ser estimulado, mesmo antes que sejam introduzidas no convívio da educação formal (escolar).

Conforme Freire (1981), a criança faz inicialmente a leitura do mundo a sua volta do que lhe é perceptível. Posteriormente, passa a conhecer e entender palavras e textos. Com isso, a criança cria seu universo de linguagem a partir da observação dos mais velhos quando estes relatam vivências, contos, acontecimentos do cotidiano. Temos também as ferramentas tecnológicas como a internet que hoje fazem parte do convívio diário da criança auxiliando e complementando o seu aprendizado pedagógico, colocando à sua disposição um acervo literário incalculável. A web possibilita a criança conhecer e visitar online museus e bibliotecas, brincar com jogos educativos e efetuar diversos tipos de pesquisas. É dessa leitura do seu mundo particular, familiar e social que a criança vai desenvolvendo os seus primeiros passos para a leitura, organizados posteriormente na alfabetização e na compreensão dos símbolos linguísticos.

Quando a criança ainda não consegue identificar as palavras codificadas em um texto é pela explanação visual contidas nos livros das historinhas infantis e pela história contada pelo adulto em voz alta que ela cria seu mundo imaginário. Assim, proporcionamos à criança horas de entretenimento e de desenvolvimento nas suas habilidades básicas de raciocínio. O mínimo de trinta minutos diários será sempre um tempo razoável, contanto que se torne uma rotina para a criança, pois é com a leitura regular feita pelo adulto que se auxiliará a criança no seu desenvolvimento literário e cultivo de amor pela leitura.

As crianças podem encontrar um rico e vasto universo de magia dentro de um livro, seja ele de coleção infantil, infanto-juvenil, romances, clássicos e até mesmo no livro didático.
Hoje, devido ao grande avanço tecnológico, muitas crianças possuem, ainda na primeira infância, intenso contato com objetos de leitura visual e oral. Dessa forma, percebemos que muitas dessas crianças chegam à escola já com um entendimento mais avançado para a leitura, diferente do que ocorria em décadas passadas. O ato de ler torna-se um exercício prazeroso, onde o aluno se deleita, cria e recria tornando este momento de suma importância em sua trajetória estudantil, pois só aprendendo e compreendendo irá conseguir memorizar e fixar todo conteúdo estudado.

 

Formar um leitor competente supõe formar alguém que compreenda o que lê; que possa aprender a ler também o que não está escrito, identificando elementos implícitos; que estabeleça relações entre o texto que lê e outros textos já lidos; que saiba que vários sentidos podem ser atribuídos a um texto; que consiga justificar e validar a sua leitura a partir da localização de elementos discursivos. (BRASIL, 1997, p.38).

É comum ouvirmos no decorrer da nossa infância e adolescência, tanto dos nossos pais como dos diversos educadores, sobre a importância que devemos dar à leitura e como ela enriquece e amplia nossos conhecimentos em todas as áreas, tornando-se um momento de prazer e, sobretudo, estimulando a nossa imaginação. Devemos procurar diversificar o nosso conteúdo literário. Só assim, seremos capazes de dialogar sobre variados e determinados assuntos.

 

 

 

 
Referências: 

 

BRASIL. Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais (1ª a 4ª séries): língua portuguesa, vol. 02. Brasília, 1997. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/livro02.pdf&gt; Acesso em: 10 set. 2013.

FREIRE, P. A importância do ato de ler: em três artigos que se completam. São Paulo: Autores Associados: Cortez, 1981.

*Data original da publicação: 20 de setembro de 2013 

 

Ano: 
2013