Por: Elisângela Aparecida Carvalho Cardoso
Cláudio César Leite

Cláudio César e Elisângela Cardoso
O minicurso Reutilizar para Aprender: estratégias no ensino de matemática para alunos com Deficiência Intelectual foi ministrado pela bolsista do Programa de Educação Tutorial em Pedagogia, da Universidade Federal da Bahia, Elisângela Cardoso, e pelo professor Cláudio César Leite, licenciado em Matemática e especialista em Educação Matemática.
O minicurso foi realizado no XVI EBEM – Educação Matemática: Estabelecendo diálogo entre saberes universitários e escolares, com objetivo de promover a socialização de estratégias de ensino com materiais manipuláveis enquanto instrumento em aulas de Matemática para alunos com Deficiência Intelectual.
Durante todo o minicurso, as trocas de experiências entre graduandos e graduados resultaram em relatos de grande importância entre o saber escolar e universitário. Destaque para a necessidade de experiências formativas envolvendo diálogos entre professores de matemática monovalentes (Ensino Fundamental II e Ensino Médio) e professores polivalentes (Ensino Fundamental I) visando um melhor aprendizado para todos os alunos com ou sem Deficiência Intelectual em sala de aula regular.
O minicurso aconteceu no Instituto Federal da Bahia (IFBA), nos dias 03 e 04/07/2015, com carga horária de 04hs. O primeiro dia foi dedicado a apresentação e socialização de sugestões de estratégias de ensino de matemática para alunos com Deficiência Intelectual e o segundo para confecção, apresentação de avaliação do material manipulável confeccionado pelos participantes. PET PEDAGOGIA UFBA fazendo história na Educação Inclusiva na Bahia. Nós na fita!!
*Data original da publicação: 12 de julho de 2015.
Ano:
2015