RCNEI

RCNEI: uma leitura e um retorno

 

Iniciamos neste mês de agosto um novo tempo em nosso Programa de Educação Tutorial do Curso de Licenciatura em Pedagogia (PET PEDAGOGIA) com a construção de um novo modelo de seminário que, doravante, será denominado de CAFÉ COM PEPSI: uma alusão à função estimulante da cafeína associada com o Laboratório de Pedagogia & Psicologia, cujos membros do PET.PED são integrantes e o seu tutor, o seu coordenador.

Dias 01, 02 e 03 de agosto, reunimos em nosso Auditório II da FACED uma média de 70 participantes desta primeira edição do CAFÉ COM PEPSI que foi chamada de Referencial Curricular Nacional para Educação Infantil: uma releitura. 

Do lado das integrantes do PET.PED, a grande responsabilidade de organizar uma apresentação sintética dos dois grandes eixos que compõem o denso RCNEI: Conhecimento de Mundo & Âmbito da Formação Pessoal e Social. Mãos a obra e com ajuda de Carla Jamille de Araújo, mestranda do nosso Programa de Pesquisa e Pós-Graduação em Educação, slides foram preparados e a missão impossível lançada no espaço dialógico do nosso CAFÉ COM PEPSI nestes três dias. Estrelas das exposições: Carla Jamile de Araújo, Marília Leite, Aline Melo, Itana Almeida, Manuella Ferreira e Maiara Brito.

Resultado: belos momentos de construção de conhecimento, de trocas de experiências e um final feliz. Qual? Retornamos no dia 24 de agosto, um dia antes do Dia Nacional da Educação Infantil, para encerrar o nosso trabalho de releitura do RCNEI. Desta feita, nosso foco foi: movimento, música e artes visuais. Com dose repetida de sucesso, o seminário intitulado Referencial Curricular Nacional para Educação Infantil: o retorno contou novamente com a brilhante exposição das petianas: Chaiene dos Santos, Raysa Silva, Camila Dias, Monize Rodrigues, Naira Tourinho e Tamires Itaparica; e ainda com a sempre incentivada participação dos nossos seminaristas.

Prova disso, temos o depoimento da aluna do curso de pedagogia Kelly Rocha que esteve presente nesta experiência ímpar, que rompeu a lógica enfadonha de seminários onde há falantes e dormintes, melhor, ouvintes…

 

 

Queremos ainda apresentar o resultado da avaliação de nosso trabalho, vejam abaixo:

*Data original da publicação: 6 de setembro de 2013

Ano: 
2013