Jogos Eletrônicos: ambiente de aprendizados
Por: Ana Paula de Jesus Capistrano
Graduanda em Pedagogia pela Universidade Federal da Bahia
Bolsista do Programa de Educação Tutorial – PET – UFBA
Sabemos que o brincar é uma prática inerente ao ser humano e muito importante para o seu desenvolvimento. É através das brincadeiras que as crianças desenvolvem sua motricidade, a memória, a capacidade de concentração, suas relações interpessoais e seus muitos “eus”, dentre muitas outras habilidades.
Muitos defendem a importância das brincadeiras tradicionais por serem consideradas parte da cultura popular e um meio de ligação entre as gerações mais antigas com a geração atual e futura. Mas o que dizer dos jogos eletrônicos? Será que essa modalidade do brincar também contribui para a aprendizagem e o desenvolvimento infantil?
Vivemos em uma época em que a tecnologia está se desenvolvendo cada vez mais rápida. Hoje, ela está presente na maior parte do nosso cotidiano, e com isso, cada vez mais cedo as crianças estão se apropriando desse universo tecnológico. Assim, os jogos eletrônicos se tornaram uma modalidade do brincar muito frequente no cotidiano infantil.
Ao contrário do que muitos pensam, os jogos eletrônicos podem sim proporcionar aprendizado e desenvolvimento para as crianças. Eles contribuem para o desenvolvimento de habilidades como: raciocínio lógico, planejamento estratégico, concentração, poder de decisão e alguns mais modernos podem trabalhar até os movimentos corporais.
Apesar das controvérsias existentes, os jogos eletrônicos vêm se consolidando como ambientes de aprendizagem e socialização, que, por sua vez exigem leituras críticas por parte dos usuários, que podem ser construídas através da mediação da escola, da família e dos próprios pares (ALVES, 2005, p. 80).
No campo pedagógico, os jogos eletrônicos podem ser um suporte utilizado pelo professor, pois “o jogo computadorizado é uma ferramenta que pode trazer diversos benefícios para o processo ensino-aprendizagem” (BARBOSA; MURAROLLI, 2013, p. 46). A natureza lúdica dos jogos eletrônicos permite que o professor planeje aulas interativas criando um ambiente propício para o aprendizado, no qual os alunos poderão praticar o que aprendeu e construir novos conhecimentos.
Existe uma variedade de sites que disponibilizam jogos que podem ser utilizado pelo professor nas diversas áreas do conhecimento. Seguem abaixo algumas sugestões:
Referências:
ALVES, L. Game Over: jogos eletrônicos e violência. São Paulo: Futura, 2005.
BARBOSA, P. A; MURAROLLI, P. L. Jogos e Novas Tecnologias na Educação. São Paulo: Perspectiva em Ciências e Tecnologia, Vol. 2, n° 2, p. 39-48, mar., 2013.
*Data original da publicação: 19 de fevereiro de 2016