O Papel do Coordenador Pedagógico Educacional

Licenciatura em Pedagogia – UFBA

O Papel do Coordenador Pedagógico Educacional

download

Na escola o coordenador pedagógico tem a função de articulador, formador e transformador. É o mediador entre currículo e professores; gestores e professores; professores e pais. Como articulador fornece condições para que os professores trabalhem coletivamente as propostas curriculares. Como formador, ele trabalha com atividades de formação continuada. Como transformador, ele ajudar ao professor a ser reflexivo e crítico em sua prática.

Almeida e Placco (2001) afirmam:

Para a superação das necessidades cotidianas da escola, se exige um trabalho coletivo, que, por sua vez, exige a presença e a atuação de um articulador, dos processos educativos que ali se dão. Esse articulador precisa agir nos espaços-tempos diferenciados, seja para o desenvolvimento de propostas curriculares, seja para o atendimento a professores, alunos e pais, nas variadas combinações que cada escola comporta. (ALMEIDA e PLACCO, 2001, p. 18).

Uma das atribuições do coordenador pedagógico está atrelado ao processo de formação continuada aos professores, sempre tirando as dúvidas dos mesmo, bem como, orientando-os em relação as suas construções e reconstruções de ações pedagógicas constituindo-se como um profissional que pode intervir nas metodologias do cotidiano escolar.

O coordenador pedagógico é também um dos principais responsáveis pelo acompanhamento, desenvolvimento do ensino e aprendizagem dos alunos, apoiando-os diretamente em suas dificuldades e ainda pela construção e articulação coletiva do Projeto Político Pedagógico. Logo entende-se que a função designada a esse profissional é de tamanha responsabilidade, já que as suas ações poderão transformar a realidade da educação.

O Coordenador Pedagógico se constitui num profissional de extrema relevância para garantir articulação e afetividade nas ações educativas, uma vez que tem a responsabilidade junto à gestão escolar, de promover, no chão da escola, um ambiente articulado favorável para que os processos de ensino e aprendizagem sejam efetivos. (SECULT, 2012, p. 76).

O papel do coordenador pedagógico realiza uma grande variedade de atividades: gestão escolar, organização escolar, planejamento, elaboração e realização do PPP, trabalho de grupo, supervisão, coordenar as reuniões pedagógicas semanais, acompanhamento do trabalho dos professores.

autismo2      É preciso que na instituição de ensino a relação entre docentes e coordenação pedagógica seja pautada no respeito às diferenças e na troca de experiências. O coordenador pedagógico precisa procurar identificar as falhas e buscar soluções sempre ouvindo e orientando os docentes em suas dúvidas.

Quanto às relações entre docentes e coordenadores pedagógicos, Libâneo (2004) ressalta que:

[…] junto ao corpo docente o coordenador tem como principal atribuição a assistência didática pedagógica, refletindo sobre as práticas de ensino, auxiliando e construindo novas situações de aprendizagem, capazes de auxiliar os alunos ao longo da sua formação. (LIBÂNEO, 2004, p. 193).

Não consideramos ser atribuições do coordenador pedagógico: indisciplina dos alunos (receber alunos a todo instante na sala da coordenação); atendimento aos pais com assuntos não referentes à questões pedagógicas; demandas burocráticas e administrativas; acompanhar abertura e fechamento de turno.

ALMEIDA, Laurinha Ramalho; PLACCO, Vera M. N. S. (org.) O coordenador pedagógico e o espaço de mudança. São Paulo: Ed. Loyola, 2001.

FUSARI, José. A formação contínua de professores no cotidiano. Ideias. São Paulo: FDE, 1992.

LIBANEO, José Carlos. Organização e gestão da escola: teoria e prática. Goiânia: Alternativa, 2004.

LUCK, Heloísa. Dimensões de gestão escolar e suas competências. Curitiba: Positivo, Ed 2ª. 2009.

SALVADOR. Secretaria Municipal da Educação, Cultura, Esporte e Lazer. Coordenador Pedagógico: caminhos, desafios e aprendizagens para a prática educativa. Secretaria Municipal da Educação, Cultura, Esporte e Lazer; Avante Educação e Mobilização Social. Salvador, 2012.

​*Data original da publicação: 18 de setembro de 2015 .