CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS AQUI, ACOLÁ DO PET PEDAGOGIA UFBA: principais resultados da parceria com o Lar Vida

Eixo Temático: Indissociabilidade entre Ensino, Pesquisa e Extensão no PET

Autoras: Ana Paula de Jesus Nunes

Fernanda Freitas Caldas

Juliane Vitória Jesus dos Santos

Renata Lins de Albuquerque Praseres

Soraia Ribeiro dos Santos Silva

Ticiane Beatriz Do Carmo Santos

Orientadora: Marta Lícia Teles Brito de Jesus

Resumo: Este trabalho apresenta os resultados obtidos com a atividade de extensão Contação de histórias aqui, acolá, para todo mundo em todo lugar, realizada, desde 2021, pelo Programa de Educação Tutorial do curso de Licenciatura em Pedagogia da Universidade Federal da Bahia em parceria com a Organização da Sociedade Civil Lar VIDA: Valorização Individual do Deficiente Anônimo. Visando estimular a contação de histórias a partir da literatura infanto-juvenil junto às crianças e jovens com deficiência, a atividade teve como base metodológica a perspectiva freiriana de extensão. Como resultado observa-se o desenvolvimento de conhecimentos relevantes para a formação de professores e a expectativa de continuidade da parceria com foco na realização de intervenções pedagógicas presenciais.

Palavras-chave: Extensão, Contação de histórias, Programa de Educação Tutorial, PET Pedagogia.

1. INTRODUÇÃO

O Programa de Educação Tutorial (PET) do curso de licenciatura em Pedagogia da Universidade Federal da Bahia (UFBA), em conformidade com os três pilares indissociáveis – pesquisa, ensino e extensão – possui, em seu rol de atividades, o projeto extensionista intitulado "Contação de histórias aqui, acolá, para todo mundo em todo lugar"1 . No ano de 2021, o grupo iniciou uma parceria com a instituição sem fins lucrativos, situada em Salvador-BA, que acolhe pessoas com deficiências encaminhadas pelo juizado da Infância e Juventude, o "Lar VIDA: Valorização Individual do Deficiente Anônimo". O grupo se inspirou metodologicamente nos estudos da obra "Extensão ou Comunicação?", para estabelecer a interação com os participantes do projeto, visto que "Conhecer é tarefa de sujeitos, não de objetos''. E é como sujeito e somente enquanto sujeito, que o homem pode realmente conhecer."(FREIRE, 1983, p. 16). A contação de histórias visa desenvolver parcerias com instituições educativas, escolares e não-escolares, com o objetivo de incentivar o gosto pela leitura, por meio da apresentação de livros de literatura infanto-juvenil que trabalham temas relevantes para o público escolhido - crianças, adolescentes e adultos com deficiência - a partir de temáticas que envolvem diversidade, meio ambiente, acessibilidade, relações étnico-raciais e de gênero.

2.METODOLOGIA

A metodologia se desenvolveu no formato virtual, em razão do isolamento social provocado pela pandemia da COVID-19. Os temas escolhidos levaram em consideração a necessidade de trabalhar a educação para relações etnico-raciais, de gênero, acessibilidade e meio ambiente. Após o acolhimento da proposta pela instituição, o planejamento se baseou em conhecer o funcionamento e a rotina do Lar VIDA para elaboração de um calendário de ações que consistiu no envio de vídeos, quinzenalmente, e lives mensalmente transmitidas para o público da instituição no canal no Youtube do grupo PET Pedagogia. Logo, foi possível a divulgação e expansão do projeto.

3. RESULTADOS E DISCUSSÃO

Os desafios e aprendizagens ocorridas durante a realização do projeto suscitaram discussões sobre a forma como ocorreu a troca de saberes entre universidade e comunidade (FREIRE, 1983). O PET Pedagogia UFBA entende que as adaptações necessárias para garantir a realização da atividade, oportunizaram experiências singulares de troca de conhecimentos com afetividade em meio à pandemia, além da ampliação das habilidades dos petianos(as) quanto à manipulação de ferramentas digitais para fins pedagógicos. Ao longo da ação, o estudo das estratégias para contação de história e o desenvolvimento da criatividade durante a inserção em um contexto com um público com deficiência foram ressaltados como aspectos relevantes para a ampliação do repertório cultural dos(as) envolvidos(as). O retorno ao formato presencial, em 2022, busca consolidar o vínculo entre a universidade e comunidade, além de acolher novos(as) petianos(as) em um projeto de extensão voltado para uma formação docente a favor da diversidade e que propõe caminhos para a inclusão, contribuindo para o desenvolvimento e a formação cidadã.

4. CONSIDERAÇÕES FINAIS

Diante do exposto, a experiência com a contação de histórias em parceria com o Lar VIDA evidencia o potencial formador da ação extensionista dos grupos PET, através de intervenções pedagógicas em contextos de acolhimento e inclusão promovendo o desenvolvimento físico, cognitivo e socioemocional das crianças, jovens e adultos com deficiência e dos(as) petianos(as). Por fim, o grupo ultrapassa os muros da universidade, com práticas educativas que fortalecem a relação entre a universidade e a comunidade, bem como promove ações de letramento, afirmação cultural e aprendizagens mútuas. (BRASIL, 2019).

5. REFERÊNCIAS

BÁSICAS, Manual de Operações. Brasília, DF: Ministério da Educação, 2006. Disponível em: . Acesso em: 05 maio. 2022. BRASIL. Ministério da Educação. Planejamento Anual 2019. SIGPET – Sistema de Informação Gerencial para Programa de Educação Tutorial, fevereiro de 2019. Disponível em: http://petpedagogia.ufba.br/sites/petpedagogia.ufba.br/files/planejament... ogia_ufba_2020_final.pdf. Acesso em: 05 maio 2022. FREIRE, Paulo. Extensão ou comunicação? Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1983.

*** Trabalho apresentado no XXI ENEPET (Encontro Nordestino dos PET) como Resumo Expandido.