Histórico

PROGRAMA DE EDUCAÇÃO TUTORIAL

CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA

A história do Programa de Educação Tutorial do curso de Licenciatura em Pedagogia (PET PED) se inicia com aprovação nacional de sua proposta de funcionamento a partir do Edital MEC/SESu de nº 5 do ano de 2009. Sua primeira geração de bolsistas iniciou trabalhos integrados de ensino, pesquisa e extensão no mês de janeiro do ano de 2010. Desde então, em se mantendo fiel à sua proposta de compromisso com a formação inicial de professores da Educação Infantil e dos primeiros anos do Ensino Fundamental, nossas atividades, em primeiro lugar, têm sido voltados para produção crítica de um fazer do trabalho docente em consonância com o ideário da promoção de uma educação pública de qualidade e socialmente referenciada. Destaque, ao longo de todos esses anos, para a presença continuada de bolsistas em espaços públicos de aprendizagem formal, especialmente em centros municipais de educação infantil (CMEIs) e em escola municipais dos primeiros anos do Ensino Fundamental. Presença essa justificada pela necessidade de se expandir, para além de estágios curriculares, a oferta de oportunidades formativas que fomentam a produção de novos saberes pedagógicos e pela urgência de se firmar pontes entre o ensino superior e a educação básica. Mais recentemente, nosso escopo formativo se expandiu para além dos muros da escola incorporando instituições educacionais voltadas para atendimento de alunos com necessidades educacionais especiais, mais especificamente aqueles com deficiência intelectual e deficiência auditiva, e também para organizações não-governamentais inseridas no espaço da educação popular na cidade de Salvador. Some-se a essa expansão, o nosso trabalho continuado de visitas a espaços de convergência de práticas de saúde e de assistência social com práticas educativas com intuito de instituir novos lugares de atuação do pedagogo. Todo este trabalho formativo, sublinhe-se, se realiza no campo de convergência do tripé: ensino, pesquisa e extensão. Também neste tripé, situamos o nosso compromisso com a produção continuada de textos acadêmicos publicados em redes sociais, com destaque para o nosso blog: https://petpedufba.wordpress.com/author/petpedagogiaufba/. Sublinhe-se também a nossa vocação para celebração de parcerias com outros grupos do Programa de Educação Tutorial, principalmente da nossa universidade – desde sempre uma preocupação nossa por ocasião de elaboração do nosso projeto anual de atividades. A elaboração do projeto anual de atividade, em conjunção com a elaboração do relatório anual das atividades, é momento relevante para fins do exercício de práticas de projeção e de avaliação institucional. Observe-se que tais práticas projetivas e avaliativas se inserem na formação do pedagogo em vertente ainda não muito conhecida pelo leigo: a vertente do pedagogo organizacional, que para além do restrito escopo das funções de gestão escolar (direção e coordenação pedagógica), desponta como lugar cada vez visível em organogramas diversos. Em uma sociedade atualmente caracterizada como sociedade da informação, na qual o aprender a aprender se constitui em fator de sobrevivência no mundo do trabalho, é, se não imprescindível, organicamente necessária a presença de pedagogos no mundo das organizações. Sem nos descuidarmos do eixo da formação docente como acima já referido, o nosso grupo do Programa de Educação Tutorial opera, então, com cartografias de novos espaços onde o pedagogo do futuro próximo se fará cada vez mais presente como mediador do processo ensino-aprendizagem. E, enfim, para além do compromisso formativo com o ALUNO, enquanto pedagogo do devir, o nosso Programa de Educação Tutorial se destaca como compromisso de projeto formativo de cidadãos comprometidos com suas próprias vidas das quais a dimensão profissional é apenas uma dela. O respeito à diversidade de cada um dos integrantes do grupo em suas escolhas se configura hoje como ponto de partida de nosso trabalho. Para este instante do agora e instantes futuros, estamos ocupados em afirmar uma ética do desejo de cada um que não ponha em risco o projeto coletivo de construção de um mundo compatível com a igualdade de direitos de todos à saúde, à educação e ao trabalho. Assim posto, encerramos este breve resumo do nosso Programa de Educação Tutorial do curso de Licenciatura em Pedagogia na certeza antecipada do engajamento de todos nós, integrantes desse grupo, frente aos novos desafios que ainda estão por vir. Não, não foi para desistir que até aqui chegamos. Juntem-se, pois, a nós caso desejem também encampar nosso compromisso com a educação superior pública de qualidade e socialmente referenciada no exercício do indissociável tripé da universidade em suas ações de ensino, pesquisa e extensão.

Paulo Roberto Holanda Gurgel, tutor.