O papel da família no processo de aprendizagem escolar

Por: Viviane de Jesus Passos
Graduanda em Pedagogia pela Universidade Federal da Bahia
Bolsista do Programa de Educação Tutorial – PET – UFBA

13563339_925411337570446_696669031_n

Os problemas vividos nas relações familiares  vêm crescendo ao longo dos anos devido a incessante busca por estabilidade financeira e sucesso profissional. Os pais que acreditam ter a necessidade de fazer com que os filhos tenham mais conforto e condições dignas de vida. Para tanto, acabam se envolvendo cada vez menos na rotina e na educação das crianças deixando as mesmas nas mãos dos cuidadores e educadores.

De acordo com López (2009, p. 20) “são os pais os principais responsáveis pela educação dos seus filhos e tal responsabilidade não se pode passar para outrem”.  A escola contribui bastante com os familiares no sentido de educar, mas nunca poderá substituí-los.

A criança precisa de segurança, estabilidade, afetividade e compreensão para que possa se engajar adequadamente em processos de aprendizagem. Um ambiente desfavorável pode propiciar a agressividade, o sentimento de incapacidade e, consequentemente, o comportamento de isolamento.

A falta de relações familiares adequadas, devido ao pouco tempo de convívio ou desajustamentos pessoais, provoca a carência das funções materna e paterna e fragiliza os laços de afetividade deixando as crianças mais propícias a dificuldades de desenvolvimento cognitivo.

De acordo com Sampaio (2011), existem filhos que sentem o carinho dos pais e a aprendizagem acontece de forma prazerosa; mas existem, também, filhos que percebem que a única maneira de contar com carinho e atenção é quando não aprendem. Há pais que não conseguem dar carinho a seus filhos, seja por terem tido pais autoritários, por chegarem em casa cansados do trabalho ou por vários outros motivos, e isso se reflete no rendimento escolar de seus filhos.

Referências

LÓPEZ, I Sarramona. Educação na família e na escola: o que é, como se faz. 2ª ed. São Paulo: Loyola, 2009
SAMPAIO, Simaia. Dificuldades de Aprendizagem. 3ª ed. Rio de Janeiro: Wak, 2011.

*Data original da publicação: 29 de junho de 2016