Pesquisa de acompanhamento de egressos(as) do PET Pedagogia UFBA

Soraia Ribeiro dos Santos Silva

Orientadora: Marta Licia Teles Brito de Jesus

Resumo:

A pesquisa sobre egressos(as) do PET Pedagogia UFBA, surge com a proximidade do décimo aniversário de existência do grupo e o ingresso de novos (as) bolsistas, bem como o interesse da tutora em iniciar uma pesquisa com o objetivo de conhecer a influência do Programa na vida de seus/suas egressos(as) e, ao mesmo tempo, introduzir novos(as) bolsistas, recém ingressos(as) no grupo, em uma atividade científica relevante e desafiadora, ao passo em que se apropriavam da história do PET. A presente atividade tem como objetivo contribuir para a formação de pesquisadores(as) juniores no curso de graduação, a fim de despertar o gosto pela produção do conhecimento e proporcionar vivências na cultura acadêmica através da participação em grupos de pesquisa e estudo. Seu desenvolvimento foi segmentado em duas etapas, integrando os(a) novos(as) participantes do Programa em cada uma delas. A primeira sucedida entre os meses de junho e dezembro de 2019 e a segunda iniciada em abril de 2020 com finalização prevista para abril de 2021.Buscando promover a investigação sobre a repercussão das ações formativas desenvolvidas no grupo, na vida acadêmica e profissional dos(as) estudantes que fizeram parte do programa, a pesquisa de caráter qualitativo e quantitativo, desenvolveu-se a partir da utilização dos seguintes procedimentos metodológicos: pesquisa bibliográfica, análise documental e pesquisa de campo (elaboração e aplicação de questionários e roteiro de entrevista). O grupo obteve resultados satisfatórios, conseguindo realizar a pesquisa com 50% +1 da amostra de 48 egressos(as), e também a entrevista com o ex tutor Paulo Gurgel. Os depoimentos recolhidos, em sua maioria, apontaram a importância do grupo e da tutoria para a ampliação acadêmica, aperfeiçoamento da prática pedagógica e experiências valorosas nos campos de ensino, pesquisa e extensão. Muito se falou sobre o vínculo de amizades, superação de desafios e desenvolvimento pessoal. Os relatos supracitados tornam-se ainda mais pertinentes ao analisar os dados coletados na pesquisa quantitativa que revelam que, no recorte dos(as) entrevistados(as) que já concluíram a graduação, 20 deles(as) atuam na docência, 18 já realizaram alguma especialização na área e 03 ingressaram no mestrado. Mediante o exposto, conclui-se que a realização da atividade científica em questão, possibilitou a nós, integrantes, uma melhor compreensão a respeito da ação do grupo PET Pedagogia UFBA e dos seus consequentes efeitos na vida dos(as) egressos(as). A importância de integrar novos(as) voluntários(as) e bolsistas à atividade foram, também, de grande valia para que estes(as) adentrassem no campo da pesquisa conhecendo ainda mais sobre a história e a significância do Programa. Por fim, o balanço dos resultados obtidos retrata um pouco do “ser petiano(a)” e reiteram o lema que norteia a nossa unidade “Uma vez petiane, sempre petiane!”.

Palavras-chaves: Iniciação à pesquisa, Egressos, Programa de Educação Tutorial, Atividade científica.

Vídeo-pôster disponível em: https://youtu.be/PAs6a2qsguk