PET PEDAGOGIA DA UFBA: RESISTÊNCIA EM TEMPOS DE PANDEMIA COVID-19

PET PEDAGOGIA DA UFBA: RESISTÊNCIA EM TEMPOS DE PANDEMIA COVID-19

Autoras: Andressa Sacramento

Diana Bispo Ribeiro da Silva

Orientadora: Marta Lícia Teles Brito de Jesus

Resumo:

O presente resumo consiste em um relato de experiência sobre as ações realizadas, no ano de 2020, pelo grupo de Licenciatura em Pedagogia do Programa de Educação Tutorial (PET) da Universidade Federal da Bahia (UFBA), no contexto da Pandemia provocada pela Covid-19. Tal trabalho tem como objetivo evidenciar as produções do referido grupo, durante dois momentos: o período de interrupção do calendário acadêmico da UFBA e retomada do Semestre Letivo Suplementar (SLS) emergencial. Da mesma forma, justifica-se pela importância das iniciativas do grupo junto àcomunidade interna e externa da UFBA, assim como para a melhoria do curso de graduação em Pedagogia, uma vez que o PET tem diversas potencialidades cujas promovem o tripé ensino, pesquisa e extensão. Para tanto, como metodologia utilizou-se um levantamento das atividades previstas no planejamento anual de atividades e adaptadas para o formato digital. Assim sendo, concluímos que a experiência do grupo PET Pedagogia apresentou resultados positivos uma vez que conseguiu, não apenas adaptar as ações para o formato digital, mas criar novas atividades e manter um bom engajamento nas mesmas, bem como parcerias com outros grupos PET UFBA. É válido ressaltar que foram realizadas o total de 11 das atividades previstas, sendo 11 adaptadas e 4 novas. Por fim, podemos afirmar que o grupo PET Pedagogia vem se reinventando e resistindo em meio a tantas incertezas provocadas pela Covid-19.

Palavras-chave: Covid-19; Educação; Pedagogia; PET; Congresso Virtual UFBA 2021; Vídeo-pôster; UFBA  

Vídeo-pôster disponível em: https://youtu.be/dCLgd1K1Ybs

Ano: 
2021