A questão da sustentabilidade no currículo da Educação Básica

Bolsista do Programa de Educação Tutorial – PET – UFBA

sustentabilidade-blog[1]

Fonte:http:/ /marciaturmae15.blogspot.com.br/p/aguaesustentabilidade.html

O que é desenvolvimento sustentável? A comissão mundial do meio ambiente e desenvolvimento definiu o desenvolvimento sustentável como sendo ‘’(...) a capacidade de satisfazer as necessidades presentes, sem comprometer a capacidade das gerações futuras de suprirem as suas próprias necessidades.’’ (BRASIL, 2012a)

Diante dessa necessidade de pensar a questão da sustentabilidade, o Ministério da Educação (MEC) recomenda que a escola precisa estabelecer uma relação entre o currículo, a gestão e o espaço físico, visto que para ser considerada sustentável ela deve desenvolver uma proposta pedagógica na qual o aprendizado, o pensamento e a ação possibilitem construir o futuro com criatividade, inclusão, liberdade e respeito aos direitos humanos e as diferenças, bem como ter cuidado com os outros, com a natureza e com o ambiente de forma intencional adotando uma postura coerente em discurso e práticas. (BRASIL, 2012b).

No que diz respeito à proposta pedagógica das escolas, convém registrar que a atual Lei de Diretrizes de Bases (Lei nº 9.394/1996) confere espaço e autonomia para que as escolas elaborem a sua proposta pedagógica. Acredita-se que esse documento deve levar em consideração a adoção de uma abordagem curricular que leve em consideração o que preconiza a Lei nº 9.795/1999 que institui a Política Nacional de Educação Ambiental.

É preciso tornar mais conhecida a agenda da sustentabilidade no interior dos processos pedagógicos desenvolvidos pelas escolas. O documento “Vamos cuidar do Brasil com escolas sustentáveis”, por exemplo, propõe questões, tais como, o que é uma escola sustentável? Quais valores, habilidades e atitudes são necessários para que a escola contribua para melhorar a qualidade de vida das presentes e futuras gerações? Como transformar a escola em um espaço vivo, bonito, acolhedor, inclusivo e motivador de ações e atitudes sintonizadas com a sustentabilidade socioambiental? Tais questões precisam ser debatidas no cotidiano das escolas pelos professores e alunos da Educação Básica, tendo em vista a promoção de aprendizagens significativas envolvendo a comunidade escolar. Desta forma, elas poderão repercutir positivamente no desenvolvimento de projetos pedagógicos voltados para a sustentabilidade, visando um currículo baseado em princípios humanos, éticos e que respeite o meio ambiente, a sociedade e a vida.

Referências

Brasil. Lei de Diretrizes de bases.Lei n 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Disponível em: h ttp://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L9394.htm. Último acesso em 06/06/2017.

Brasil. Política Nacional de Educação Ambiental. Lei nº 9.795, de 27 de abril de 1999. Disponível em: ht tp://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L9795.htm.  Último acesso em 06/06/2017.

Brasil. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Continuada. Alfabetização, Diversidade e Inclusão. Formando Com-vida, Comissão de Meio Ambiente e Qualidade de Vida na Escola: construindo Agenda 21 na escola. edição 3.  Brasília , 2012a. Disponível em: http:/ /conferenciainfanto.mec.gov.br/images/pdf/com_vida_isbn_final.pdf. Último acesso em 30/05/2017.

_____ Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão. Vamos cuidar do Brasil com escolas sustentáveis: educando-nos para pensar e agir em tempos de mudanças socioambientais globais.Brasília, 2012b. Disponível em: http:/ /promeario.com.br/docs/26.Livreto_Escola_Sustentavel_isbn_final.pdf. Último acesso em 30/05/2017.

_____. Ministério do Meio Ambiente. A Carta da terra. Rio de Janeiro,1992. Disponível em: http:/ /www.mma.gov.br/estruturas/agenda21/_arquivos/carta_terra.pdf.  Último acesso em 30/05/2017.