Experiência de Inspiração Etnográfica

Abas primárias

Experiências de Inspiração Etnográficas em Espaços de Ensino- Aprendizagem

 

Descrição/Justificativa:

Esta é uma atividade de pesquisa-participante a ser realizada em ambientes de aprendizagem escolares e não-escolares. A experiência dos estudantes é de inspiração etnográfica e se configura em uma atividade desafiadora fora dos muros da universidade, pois favorece aprendizagens significativas sobre o exercício profissional da Pedagogia. Diante dessa perspectiva, cada petiana/o escolhe onde irá desenvolver suas atividades e a tutora viabiliza, acompanha e avalia a realização das atividades de observação e realização de atividades educativas em parceria com escolas, institutos, ongs etc.

Objetivos:

Objetivo Geral: proporcionar experiências formativas em ambientes de atuação profissional do/a pedagogo/a para as/os petianas/os.

Objetivos específicos: (1) Aprender a realizar pesquisa participante, através do uso da etnometodologia como referencial teórico-metodológico; (2) Desenvolver aprendizagens de gestão do trabalho pedagógico em ambientes de aprendizagem diversos; (3) Fomentar a escrita de relatos de experiências autobiográficos e a sua circulação para fins de promoção de discussões entre membros dos grupos do trabalho de pesquisa participante de cada um deles, através da escrita de diários; (4) colaborar para a pratica da pesquisa como suporte da formação do pedagogo.

Metodologia:

A experiência de inspiração etnográfica em um espaço de aprendizagem é uma atividade de pesquisa-participante desenvolvida de forma sistemática por todos os/as petianos/as, já que a inserção de cada participante do grupo PET Pedagogia UFBA durante dois dias por semana, no espaço por eles/elas escolhidos para desenvolverem seus trabalhos de pesquisa e ensino, provoca a ativa participação de cada um nas rotinas pedagógicas em ambientes de aprendizagem de atuação de pedagogos/as experientes. As práticas deverão ser registradas em diários de bordo, como já vem acontecendo nos anos anteriores, e sistematizadas em forma de comunicações em eventos acadêmicos.

Status: