Hacked by Swan.

Abas primárias

Contações de histórias aqui acolá, para todo mundo em todo lugar

Descrição/Justificativa: 

O grupo PET Pedagogia tem o compromisso com a tradição de ouvir/narrar histórias, privilegiando os eixos gênero e educação, educação antirrascista, acessibilidade e meio ambiente. Esta ação já ocorreu em diferentes formatos (presencial ou remoto), com vários parceiros (escolas, lares de idosos, creches, centros comunitários e associações) e para públicos variados (crianças, jovens, adultos e idosos). Trata-se de práticas educativas que fortalecem a relação entre a universidade e a comunidade, bem como promove ações de letramento e de afirmação da identidade cultural.

Objetivos:

Objetivo geral: Contribuir para a formação de contadoras de história no grupo PET Pedagogia UFBA

Objetivos específicos: (1) desenvolver parcerias com instituições educativas, escolares e não-escolares; (2) incentivar o gosto pela leitura, por meio da apresentação de livros de literatura infanto-juvenil que trabalham temas relevantes para o público escolhido, a partir de temáticas que envolvem diversidade, meio ambiente, acessibilidade, relações étnico-raciais e de gênero; (3)  Ampliar o repertório cultural dos bolsistas, formando-os para gostar de literatura juvenil e infanto-juvenil, através da prática da contação de história para todas as idades. 

Metodologia: 

O grupo PET Pedagogia identificará instituições com o perfil desejado para desenvolver o projeto. Após a identificação, será feito um convite para uma reunião de apresentação da proposta. Caso a instituição demonstre interesse, elaboraremos um projeto especifico para atender as especificidades do parceiro. Para elaboração do projeto devemos estudar autores do campo da literatura e educação, conhecer obras de literatura infantojuvenil que tratem dos temas propostos nos eixos do projeto (gênero, educação etnicorracial, meio ambiente e acessibilidade), definir a periodicidade dos encontros, bem como conhecer o publico-alvo e estudar metodologias para melhor trabalhar com ele.

 

Status: