Práticas Integrativas e complementares em Saúde (PICS)
Descrição/Justificativa:
O cuidado com a saúde mental das/os petianas/os passou a ser uma preocupação crescente do grupo PET Pedagogia, desde o ano de 2019, após o suicídio de uma estudante do curso de Pedagogia e petiana. Diante disso, desenvolvemos um semestre piloto com as práticas integrativas e observarmos a importância da atividade tanto para o grupo PET Pedagogia como para a comunidade em geral.
Objetivos:
Objetivo geral: realizar oficinas de práticas integrativas para a comunidade interna e externa da FACED e da UFBA.
Objetivos Específicos: (1) Discutir a importância do cuidado com a saúde mental; (2) sensibilizar a comunidade interna e externa da FACED e da UFBA a participar de momentos de cuidado à saúde mental; (3) orientar os participantes acerca de recursos terapêuticos baseados em conhecimentos tradicionais que possam melhorar sua qualidade de vida; (4) orientar a comunidade acadêmica sobre serviço oferecidos pelo setor responsável pelas práticas integrativas no SMURB/UFBA.
Metodologia:
O grupo Pet Pedagogia UFBA, em parceria com o Ambulatório de Práticas Integrativas SMURB/UFBA coordenado pela Doutora Diana Brasil Pedra Sampaio, realiza, semanalmente, com a colaboração de facilitadores voluntários, as práticas integrativas em saúde.